Recicle seu lixo: é civilizado e divertido.
04-09-2010 21:58
A gente escuta falar em reciclagem mas, na maioria das vezes, não se importa com o assunto. Não é raro ver por aí gente jogando lixo fora, tudo misturado, uma confusão única. A gente devia se preocupar um poquinho mais com o meio ambiente, porque é nele que a gente vive e é onde a gente respira também. Se o meio ambiente for danificado, como nós iremos ficar? Eis am pergunta!!! Se você não sabe do que se trata, reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção
de onde saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são
desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos
produtos.É, portanto, o reaproveitamento ou a reutilização de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.
Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.Bom demais não é? Muito civilizado eu acho.
Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades. Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios. Quem dá as dicas é a webgtp.com.
Mas a grade( e ótima) novidade é que até o final desta semana, uma equipe de educação ambiental da Prefeitura do Recife terá a missão de estimular os moradores dos bairros da Torre e da Madalena a desenvolverem a separação dos resíduos recicláveis, a chamada coleta seletiva. A ação será feita porta-a-porta nos condomínios, casas e pontos comerciais de dezenas de vias das duas localidades. O ponto de saída será a Avenida Beira-Rio, e começou ontem, terça-feira (25).
A atividade reunirá cinco agentes ambientais que, além de fornecerem dicas fundamentais sobre a maneira de separar o lixo, ainda entregarão cerca de 1.000 panfletos informativos sobre o assunto. A equipe ainda aproveitará a oportunidade para registrar num cadastro - que tem sido feito em todas as campanhas da coleta seletiva – os imóveis que já praticam a separação dos resíduos.
O gerente de Coleta Seletiva da PCR, André Penna, fala pro blog que a atividade faz parte de um conjunto de ações para estimular a triagem de recicláveis na cidade. “A coleta deste tipo de material nessas duas localidades ocorre uma vez por semana, ainda assim, muitas pessoas não têm o hábito de separar o lixo por desconhecer o serviço. Por isso, estamos intensificando o trabalho educativo a fim de consolidar a coleta seletiva no Recife”. Adoramos a iniciativa e esperamos francamente que a população aproveite para compreender melhor tudo sobre a importância de reciclar. E seiria injusto o blog da Aninha Camelo deixar de parabenizar a PCR através da Emlurb por tocar adiante campanha tão civilizada.